Leilão da raça Crioula e show de Fernando e Sorocaba movimentam a sexta-feira na Expoingá

As atividades da sexta-feira (11), segundo dia da 40ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá e 17ª Internacional, a Expoingá 2012, terão, entre os destaques, o IV Leilão Agropecuária Estrela do Sul e o show da dupla Fernando e Sorocaba.

Os cursos sobre "Estabelecimento, Recuperação e Reforma de Pastagens", de "Manejo de Gado de Corte" e "Regulagem de Colheitadeira" abrirão a programação do dia. Os dois primeiros começaram nesta quinta-feira e terminarão no sábado (12). O terceiro começará nesta sexta-feira e também terminará no sábado. As inscrições são gratuitas, e as aulas têm início às oito horas.
Angus
Às nove horas, ocorrerá a abertura do I Seminário para a Produção de Carne de Qualidade. O evento, no Auditório Luiz Antônio Penha, é uma promoção da Associação Brasileira de Angus (ABA) em parceira com a Sociedade Rural de Maringá (SRM) De acordo com o zootecnista Jucival Pereira de Sá, diretor de Pecuária da SRM, haverá duas palestras durante o encontro.
O primeiro tema a ser abordado é "Benefícios da Produção de Animais com Genética Angus - Do Pasto à Indústria". O palestrante será o médico-veterinário e técnico da ABA, Antônio Francisco Chaves Neto, o Toninho Chaves. O segundo assunto será "Otimização de Programas Reprodutivos em Vacas de Corte com Utilização de Inseminação Artificial em Tempo Fixo". O responsável por apresentar os conceitos será o médico-veterinário Rodrigo Oliveira Tocheto.
Conforme Toninho Chaves, a raça Aberdeen Angus foi a que mais vendeu sêmen no Paraná e a segunda no Brasil, em 2011. "O cruzamento entre o Angus e o Nelore é considerado o casamento perfeito, pois reúne a precocidade e a qualidade da carne do Angus, com a rusticidade do Nelore", afirma. Chaves explica que os animais, frutos desse cruzamento, abatidos em frigoríficos certificados pela ABA são mais valorizados. "Os criadores recebem a mais", afirma.
Crioulo
Também às nove horas terá sequência o julgamento morfológico da raça Crioula. A avaliação das características próprias da raça começou nesta quinta-feira pela manhã e terminará nesta sexta-feira. A mostra reúne 160 animais.
Às 14horas, no Complexo Equestre Giovanni Ridolfi, começarão as modalidades da terceira etapa classificatória para o Troféu Freio de Ouro. Vinte animais dos estados do Rio Grande do Sul,Santa Catarina, Paraná e do Distrito Federal, entre machos e fêmeas, disputarão vaga para estar entre os 96 que concorrerão ao título de 2012, na 35ªExpointer, entre 25 de agosto e dois de setembro deste ano, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A final da classificatória de Maringá ocorrerá no domingo (13) pela manhã, com transmissão ao vivo, via satélite, pelo Canal Rural.
Já às 21 horas,também com transmissão pelo Canal Rural, começará o Quarto Leilão Agropecuária Estrela do Sul. O evento, no Recinto Ermelindo Bolfer, vai ofertar 41 lotes,entre machos, fêmeas e crias. "Vamos apresentar animais da mais alta linhagem da raça Crioula para os criadores que desejam aprimorar o plantel ou ingressar na atividade", diz Jaqueline Góes, proprietária da marca Estrela do Sul.
Zootecnia
Às 19h30, terão sequência as atividades da programação da XXVIII Semana de Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Promovido pela Associação Paranaense dos Estudantes de Zootecnia (Apez), e pelo Programa de Educação Tutorial (PET), em parceria com a Sociedade Rural, o evento será aberto nesta quinta-feira, também às19h30, no Auditório Luiz Antônio Penha. O encerramento será neste domingo. De quinta-feira a sábado, o horário é das 19h30 às 22 horas. No domingo, as atividades serão das nove ao meio-dia.
Com o tema"Reprodução Animal", a Semana reúne cem participantes, entre acadêmicos,professores, pecuaristas e convidados. Entre os palestrantes, está a especialista Cláudia Maria Bertan Membrive.
Palco Cultural
Às 19 horas, começarão as apresentações no Palco Cultural, montado no Pavilhão de Indústria e Comércio Christina Helena Barros. A abertura será feita pelo Grupo Gospel de Mandaguari Trynid. Em seguida, ocorrerão os shows da Companhia de Dança Country da Sociedade Rural de Maringá, da Academia Márcia Angeli, e do cantor Silvano Camargo, que encerrará a noite.
Arena
A programação do segundo dia da 40ª Expoingá será fechada pela dupla Fernando e Sorocaba. Formada há quatro anos, a dupla está no terceiro álbum. Os cantores misturam ritmos e têm uma maneira diferente de levar o sertanejo universitário para o Brasil e o mundo. A meia-entrada para a apresentação na Arena de Shows e Rodeio Joaquim Romero Fontes custa R$ 20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário